Descrição detalhada de TM2 graças a test-screening

No passado dia 2 de Abril (Sábado), ocorreu em Chicago a primeira exibição do oitavo e último filme da saga, em que cerca de 400 pessoas com muita sorte tiveram a oportunidade de ver o filme ao lado dos produtores e director ainda com este incompleto, ou seja, com efeitos especiais em falta.

Logo surgiram dezenas de descrições e críticas na Internet sobre o filme, mas vamos focar-nos na descrição do site The Leaky Cauldron, cujos membros da equipa viram o filme dia 2 e construíram a melhor descrição que podes ver no link abaixo.

O TEXTO ESTÁ REPLETO DE SPOILERS

 Descrição do test-screening de TM2
.
" Esta tarde, fui sortudo(a) o suficiente para estar entre outros 400 fãs para ver uma exibição-teste de 'Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2', em Chicago, Illinois. Os rumores sobre essa exibição circularam na internet, mas a confirmação de que se tratava de 'Harry Potter' não veio até pouco antes do filme começar. Sendo este um trabalho de corte do filme, muitos efeitos e cenas ainda não estavam concluídos. Pelo menos 50% dos efeitos ainda estavam no estágio de renderização de CGI, e telas verdes eram vistas através do filme. Além disso, um número específico de takes eram placas no ecrã, como espaços reservados para o take ou efeitos finalizados.

O filme em si foca-se na batalha pela destruição de Voldemort. Três quartos do filme passam-se em Hogwarts, durante a batalha final. Hogwarts vai sendo destruída diante de nós pela violência causada pelos milhares de Devoradores da Morte, o exército de aranhas, gigantes e Dementors. Mesmo sem todos os efeitos especiais completos, já se pode sentir o quão grandioso e cinematográfico o produto final será. A segunda metade das 'Talismãs da Morte' é uma aventura repleta de acção, onde o bem e o mal se juntam para o confronto final. O modo pelo qual Harry passa pelo filme, descobrindo o que ele precisa de saber para destruir de uma vez por todas Voldemort é passado perfeitamente, mesmo quando a missão que ele toma não é bem a mesma descrita pelo livro.

Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint continuam os seus bons desempenhos como Harry, Ron e Hermione da primeira parte do filme, mas Alan Rickman (Snape) e Maggie Smith (Minerva) de facto roubam o espectáculo. Snape começa a tornar-se uma personagem totalmente emocional neste filme, como ficou evidente através da fenomenal sequência do conto das memória do Príncipe, introduzido a meio da batalha sangrenta em Hogwarts. Snape é um homem de coração partido quando Lilian é morta, e nós vemos cada nível das emoções no desempenho de Alan Rickman. A cena do 'conto do Príncipe' é um dos melhores momentos de toda a série, e fica connosco por muito tempo mesmo depois de sair do cinema.

O visual do filme adequa-se ao clima e ao tipo de acção que está em andamento, as batalhas são brutas e escuras, os momentos mais leves ou suaves são quentes, e o brilho do Epílogo parece radiante depois de uma hora de batalhas quase ininterruptas, morte e destruição.

Depois de uma pequena sequência de Voldemort, arrebatando a varinha do túmulo de Dumbledore, o filme começa com o director de Hogwarts, Snape, a observar como os alunos caminham, a passos curtos, num pátio do castelo. Somos então levados à Casa das Conchas onde Harry, após o enterro de Dobby, fala com o senhor Ollivanders e Griphook. Warwick Davis interpreta extremamente bem Griphook e mostra a verdadeira face cúmplice de duende. O filme move-se rapidamente na cena do assalto a Gringotts, onde vemos um excelente trabalho de Helena Bonham Carter, que capta os suspiros nervosos e a afectuosidade de Emma Watson no que ela finge ser Hermione fingindo ser Bellatrix.

Pela primeira vez nos filmes, há um efeito especial usado para fazer desaparecer Harry e Griphook na cena, sob a capa de invisibilidade. Harry e Griphook tornam-se translúcidos em várias cenas, afim de indicar a sua invisibilidade e localização em relação aos outros. O carrinho de passeio para o cofre Lestrange, oferece mais voltas e voltas que a mais intensa montanha-russa lá fora. No fundo de uma caverna, particularmente profunda, vemos o velho dragão-guarda, abusado ​​e negligenciado, enquanto o grupo faz o seu caminho para o cofre. No interior, os artefactos multiplicam-se rapidamente e fazem o grande recinto se tornar apertado, mas permite, que Harry escale a maré crescente de objectos para recuperar a taça de Helga Hufflepuff. Enquanto todos os efeitos especiais não foram 100% concluídos, esta parece ser uma das melhores sequências do filme.

Depois de escapar do cofre, Hermione salta para a espinhosa parte traseira do dragão – Harry e Ron logo atrás – e comandam a criatura através do tampo de vidro em formato de cúpula do banco em Londres. Recebemos a primeira de muitas conexões mente / memória entre Harry e Voldemort numa visão intercalada de Voldemort a matar um grande número dos seus Devoradores da Morte enquanto Harry, Ron e Hermione nadam para a praia depois de cair das costas do dragão. Parece que os Malfoy são os únicos em pé depois do Lorde das Trevas descobrir a viagem de Harry para Gringotts e descarrega a sua raiva nos seus seguidores… até Griphook não sai vivo.

Nesta conexão mente / memória, vemos um rápido vislumbre da Dama Cinzenta e Hogwarts na mente de Voldemort, informando Harry sobre o seu próximo movimento. Disparando alarmes ao chegar a Hogsmeade, o Trio foi acolhido por Aberforth. Ciaran Hinds tem um excelente desempenho como Aberforth Dumbledore, e ainda consegue assemelhar-se e imitar Michael Gambon – Albus Dumbledore. A cena de Hinds no Cabeça de Javali é fria conforme ele dispara um monólogo para Harry, tentando convencê-lo das acções indiferentes do seu irmão para com Harry. Todo o tempo, o retrato de Ariana está em cima da cabeça de Harry, observando a cena antes de ser enviada para trazer Neville e revelar a passagem para Hogwarts.

Um ensanguentado e desgastado Neville leva-os para o castelo onde a batalha final começa de facto. Numa outra cena fantástica que se segue, Harry revela-se para a escola reunida e grita com Snape sobre o assassinato de Dumbledore. Antes que Snape e Harry possam duelar, McGonagall puxa Harry para o lado e enfrenta Snape ela própria. Eles ricocheteiam feitiços antes que Snape se transforme em fumo de Devorador da Morte e destrói a janela do Grande Salão na sua fuga… sem deixar um buraco em forma de morcego, infelizmente.

Enquanto Harry procura pela Dama Cinzenta, com alguns conselhos sábios de uma surpreendentemente forte Luna, McGonagall e os outros professores vão fazendo a segurança da escola. Smith faz um trabalho superior aqui, comandando os Cavaleiros de Hogwarts para defender a escola… um feitiço que ela quase vertiginosa admite ser um que 'sempre quis fazer…'. Um campo de força protege a escola, que, depois descobrimos, tem o poder de desintegrar Devoradores da Morte quando entram em contacto. Neville tem um breve momento BA, quando, sozinho, ele se depara com um exército de Devoradores da Morte incapazes de ultrapassar a barreira de protecção. 'És tu o exército?!' - grita ele. É aqui que podemos ver o líder rebelde em que Neville se tornou.

Para a última hora do filme, somos levados ao longo de uma série de viagens interligadas e batalhas que são misturadas com flashbacks e as ligações entre Harry e Voldemort. É realmente impressionante ver como tantos personagens diferentes e sequências são amarradas juntas. Nada na última hora pareceu descuidado. Fluiu tão bem que era como se estivess-mos panoramicamente ao redor do castelo a ver tudo a acontecer ao mesmo tempo. Há clarões de Percy Weasley, Trelawney, Sprout, e outros rostos familiares a lutar ao lado da Ordem. Todo o acto final realmente parece tão épico e emocionante como gostaríamos que fosse. Um destaque especial é Aberforth quando lança um mega patronus sobre o castelo e fundamentos para repelir um enxame de dementors que estão prestes a envolver a escola.

Numa mudança com relação ao livro, uma série de takes foram adicionados à cena das memórias, dentre as quais Snape aparece em Godric’s Hollow, descobrindo os corpos de Lily e James Potter. Snape cai no chão ao ver o corpo de Lily, e depois segura-a nos seus braços, soluçando, enquanto o Harry Potter bebé o olha, do seu berço. As cenas de Rickman e Michael Gambon (Dumbledore) também atingiram o objectivo, mostrando o passado de Dumbledore na busca pelos Horcruxes e o amor de Snape por Lily. O jovem Snape, Lily e Petunia também foram mostradas perfeitamente… até mesmo o jovem James Potter parece ter sido capturado conforme a memória de Snape a partir do livro.

Na morte de Snape, Rickman tem uma performance arrepiante, juntamente com Ralph Fiennes, que vai desempenhando uma caçada a Devoradores da Morte conforme ele descobre que os últimos pedaços da sua alma estão a ser sistematicamente destruídos. Um homem que vai acabar em nada para viver para sempre, Voldemort corta o ar à frente de Snape, o que resulta num corte que faz com que um filete de sangue escorra pelo seu pescoço. Nagini depois pica várias vezes Snape, partindo a janela de vidro na qual Snape bateu. Vemos isso a partir do exterior da casa do barco onde o trioagachado, vê.

Como mencionado acima, a memória do 'conto do Príncipe' é o elevado ponto emocional para a série inteira. Ela corre lindamente entre o desenrolar da batalha em torno de Harry, e permite uma breve respiração e dose de realidade para Harry. Com duração de aproximadamente seis minutos, a sequência foi colocada temporariamente com a música “Dumbledore’s Farewell” da banda sonora do filme 'Harry Potter e o Príncipe Misterioso', que funcionou muito bem nesta edição, embora é certo que será mudado para a edição no cinema. Do encontro do joven Snape com Lily sob um monumento antigo e decadente de uma árvore e a sua relação antes e durante a escola até ao bulling de James e a sua dor ao descobrir as mortes, a totalidade da sua história é retratada nessas cenas.

Na categoria de 'aplausos e momentos de felicidades', cai duelo de Bellatrix com a Sra. Weasley. 'A minha filha não, sua vaca!' é entregue exactamente como se poderia imaginar, e a sua luta em cima de uma plataforma elevada no Grande Salão é um espectáculo momentâneo. Esta é justaposta com os momentos de partir o coração quando percebemos que Fred, Tonks, e Remus foram todos mortos.

A fonte material de J.K. Rowlling é usada quase textualmente nas cenas da floresta. Harry entra na floresta, depois de passar o dever de matar Nagini para Ron e Hermione, e descobre a pedra da ressurreição no snitich. Os seus pais, Remus e Sirius continuam com ele até quando ele confronta Voldemort. Um clarão branco traz-nos King’s Cross com um completamente vestido Harry, Dumbledore, e a vermelha, respirante e viscosa coisa que é um pedaço da alma de Voldemort.

O filme mantém a ilusão de que Harry está morto, até que salta dos braços de Hagrid no pátio de Hogwarts. Narcisa é vista a verificar os sinais de vida, mas nenhum é visível naquele momento. A batalha final entre Harry e Voldemort estende-se pelos últimos quinze minutos do filme, que é intercalada com as tentativas de Ron e Hermione para matar Nagini. Eles não privam Neville do seu momento, no entanto, que enfrenta Voldemort e dá um grito de guerra para que continuem a lutar por Harry, mesmo depois de se pensar que Harry está morto. Neville marcha para matar a cobra segundos antes que ela esteja pronta para atacar Hermione e Ron.

O duelo final entre Harry e Voldemort é tão amplo e épico como o resto da acção do filme. Ele vai tão longe a ponto de ter Harry agarrado por Voldemort até que ambos caem de uma torre para as profundezas, forçando Voldemort a voar com Harry através do castelo. No final, é só Harry e Voldemort frente-a-frente. Com Nagini, o último Horcrux, acabada, Harry é capaz de acabar com a vida mortal do Lorde das Trevas com uma magia tão simples como “Expelliarmus”. A varinha voa das garras de Voldemort para as mãos de Harry e Voldemort lentamente decai na profundeza escura.

Na cena final de Harry, Ron e Hermione com dezessete anos de idade, eles são mostrados de pé juntos a olhar para o céu, enquanto Hogwarts destruída jaz atrás deles. Dezanove anos depois, Harry parece ter envelhecido um pouco mais do que os outros, mas a figura de Ron é visivelmente mais gorda e redonda do que antes. O diálogo entre Harry e Albus Severus foi tirada directamente do livro e entregue lindamente.

Após a selecção de que eu era capaz de falar com David Heyman, que comentou que eles podem ajustar alguns elementos para o bem da clareza, como a sucessão da varinha ocorreu na história. Essas alterações, Heyman disse, poderiam acontecer numa sequência de flashbacks ou memórias.

A versão provisória de 'Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2' mostrou o talento dos cineastas e actores envolvidos na criação deste filme, mesmo sem todos os elementos 100% completos. Eu só posso imaginar o quanto mais surpreendente a versão final será quando estrear nos cinemas a Julho deste ano. "

FONTE: TLC

0 comentários:

Enviar um comentário

 
HPImagens | A Magia para os Muggles © 2006-2011 | Desenhado por Trucks, em colaboração com MW3, Broadway Tickets e Distubed Tour [adaptado por Sérgio]