No "Harry Potter e o Príncipe Misterioso" existe um medalhão pertencente à família de Salazar Slytherin. O dito medalhão tinha passado por muitas pessoas e acabou por ser roubado por alguém que assina R.A.B..
Desde o lançamento do último livro tem-se especulado muito por quem será R.A.B.
O site português Nimbus Network tem a resposta.
Caso não queiras saber quem é R.A.B., não continues a ler este post. A responsabilidade é totalmente tua.
O espanto que foi para a Nimbus foi o facto de a coordenadora da tradução dos livros portugueses de Harry Potter ter enviado, a 26 de Dezembro de 2005, um e-mail para eles com uma nota da própria coordenadora:
"Não me importo de vos comunicar porque já é do conhecimento geral e foi-nos confirmado pela JKR quando a contactámos por causa do género (feminino ou masculino). RAB é Regulus Arcturus Black."
A incerteza deste e-mail, levou à administração do site contactar com a tradutora para saber mais sobre esta confirmação, no que resultou numa nova resposta, desta vez, convincente:
"Caro Nadir,
Foi por saber que muita gente tem especulado sobre a identidade de RAB que decidi enviar a confirmação. Para que não haja dúvidas quanto à origem da mesma, passo a explicar: existe um grupo mais ou menos informal de tradutores de Harry Potter que se mantiveram em contacto durante a tradução do HP6 e que, assim, através de troca de ideias e informações, conseguiram ultrapassar algumas dificuldades. A questão foi posta ao agente de JKR pelo grupo a fim de se saber se era feminino ou masculino (o que aliás eu também já fizera, através da Editorial Presença, no tocante às personagens Sinistra e Blaise Zabini). É sempre necessário proceder através dos agentes, pois não há qualquer contacto directo com a autora. Ficámos muito surpreendidos, quando, na resposta, fomos informados não só do sexo como também do significado das iniciais, coisa que não tínhamos perguntado."
A Nimbus decidiu manter esta confirmação em segredo, visto não haver qualquer confirmação por parte da autora. Sobre este assunto, Isabel Nunes disse à Nimbus que «Discuti pessoalmente a questão com o Steve Vander Ark e ele é da mesma opinião que eu e que toda a gente. Portanto, pela minha parte, estejam à vontade. Não me sinto na obrigação de guardar segredo».
Ontem, a Nimbus Network sentiu-se segura para divulgar este facto há tanto divulgado, numa entrevista a Isabel Nunes ao suplemento Dinheiro e Ócio, parte integrante do Diário Económico, da edição 25 de Novembro de 2005.
FONTE: http://harrypotternews.blogs.sapo.pt/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário